Design, Comunicação e Audiovisuais


Criar multimédia passa por conjugar capacidades conceptuais, criativas, de organização e tecnológicas. Para a construção de forma e conteúdo é necessário adquirir o conhecimento das especificidades técnicas e das tecnologias envolvidas, através do domínio de conceitos teóricos de base e da colocação em prática dos conhecimentos adquiridos através do desenvolvimento de projectos.
Pela natureza do próprio processo de produção multimédia, este trabalho congrega normalmente as ideias e os esforços de vários profissionais de formações diversas, pelo que um técnico multimédia de nível três deverá, de forma autónoma e precisa, ou integrado em equipa, utilizar um conjunto de saberes e competências no âmbito do multimédia, nomeadamente a utilização de ferramentas de captura de imagem digital e utilização de software adequado ao desenvolvimento e tratamento de produtos multimédia.
Esta disciplina, tem assim como objectivo principal fornecer ao aluno um panorama das aplicações multimédia existentes e das tecnologias que as suportam. Pretende-se identificar com clareza os princípios fundamentais e as questões envolvidas no desenvolvimento de aplicações multimédia, descrever os aspectos técnicos sobre os quais se fundamentam estas aplicações e responder às questões mais frequentes que surgem nesta área. O aluno deverá ficar habilitado com conhecimentos teóricos e capacidades técnicas que lhe permitam explorar as capacidades de texto, imagem, áudio, vídeo e interactividade das diversas tecnologias da comunicação multimédia.
A disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais, inserida na Componente de Formação Técnica do Curso Profissional de Técnico Multimédia, de Nível III, constitui-se como uma disciplina com os conteúdos organizados de forma modular, num total de 350 horas distribuídas por três anos lectivos.