Técnicas de Multimédia


O multimédia constitui-se como uma combinação articulada de vários meios, apresentando-se, cada vez mais, como um processo que resulta da interacção desses media com o utilizador. Esta área tecnológica tem vindo a desenvolver-se com bastante rapidez, envolvendo um número crescente de aplicações que abrangem sectores económicos tão diversos como a electrónica de consumo, o entretenimento, a televisão difundida e por cabo, a educação e a formação profissional, as telecomunicações, a indústria de computadores ou as editoras. Este espectro de sectores envolvidos, aliado aos avanços rápidos que se verificam nas tecnologias digitais de suporte fazem do multimédia um dos temas mais envolventes da actualidade.
Ao combinar a manipulação e a integração de tipos de informação audiovisual proveniente de fontes tão distintas como sejam o vídeo, o áudio e a imagem, a tecnologia multimédia assume-se como a tecnologia do futuro na convergência das áreas da comunicação e da informática.
Técnicas de Multimédia, assume-se como uma disciplina eminentemente prática, devendo corresponder à formação integrada e abrangente dos alunos do ponto de vista tecnológico. Pretende-se assim que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam capacidades para a utilização, com rigor técnico, de um conjunto de aplicações informáticas que combinem os vários tipos de média, com o objectivo de, posteriormente, serem capazes de realizar produtos multimédia utilizando as ferramentas informáticas adequadas.
A disciplina de Técnicas de Multimédia, inserida na Componente de Formação Técnica do Curso Profissional de Técnico Multimédia de Nível III, constitui-se como uma disciplina com os conteúdos organizados de forma modular, num total de 480 horas distribuídas por três anos lectivos.